Olá todas!
Nos últimos tempos tenho andado a pesquisar mais sobre cuidados anti-idade, assim como, para diminuir manchas na pele, e acabei por entrar no mundo dos retinóides e da tretinoína.
Para quem está a entrar ou já entrou na fase de luta contra os sinais de envelhecimento ,ou mesmo a tentar reverter os mesmos, já deve ter ouvido falar do famoso retinol, que mais não é , do que um derivado da Vitamina A, cuja função resulta no estimulo da renovação celular, que com o passar do tempo vai-se tornando mais lenta, originando o aparecimento de manchas, marcas, rugas, falta de firmeza da pele etc. O retinol que encontramos ,no mercado cosmético, não é ácido retinóico puro, só ao entrar em contacto com a pele é que, num passo adicional, será transformado em acido retinóico,logo a sua eficácia não é tão garantida e não são muito fiáveis.
O acido retinóico, ou a tretinoína (Ketrel na foto), é o ingrediente que mais ajuda a reverter os sinais de envelhecimento da pele, comprovado cientificamente! Pode-se encontrar nas farmácias a 3.18€ e pode ser sujeito a receita médica.
Ele ajuda, na estimulação da renovação celular, na produção de elastina e colágeno nas camadas mais profundas da pele, ao combate ao acne, a melhorar a textura da pele, a diminuir as manchas, poros, rugas, falta de firmeza de pele, marcas de acne etc.
Vou primeiro falar dos cuidados que se deve ter, mas aconselho vivamente a quem esteja interessado, realizar a sua própria pesquisa, e a falar com algum profissional, porque o Ketrel não deixa de ser um medicamento.
- Primeiro de tudo, não é recomendado a grávidas, ou mães que estejam a amamentar.
- Por ser um creme poderoso, tem alguns efeitos secundários, provoca fotosensibilização, irritação e descamação da pele, por isso, é altamente recomendável, começar a introduzir-lo aos poucos na nossa rotina, e ir aumentando conforme a adaptação da nossa pele. Por exemplo, nas primeiras semanas, utilizar apenas uma vez por semana, depois passar utilizar duas, e assim por adiante...
- Este produto é , assim como o retinol, para ser utilizado apenas à NOITE, e é obrigatório utilizar Protetor Solar 50 todos os dias, a pele fica muito sensível, e pode resultar em queimaduras solares, e aparecimento de manchas. Deve- se evitar o contacto directo com o sol , e muitas pessoas param de utilizar durante o verão, para poderem ir à praia sem preocupações e evitar alguns problemas.
- Os primeiros tempos de habituação podem ser um pouco complicados, ele deixa a pele ressequida e a escamar por isso é necessário utilizar sempre um bom hidratante. Este produto actua como um peeling, por isso é normal, a pele começar a escamar, e a ficar um pouco irritada, estes efeitos tendem a diminuir, mas alguma duvida devem falar com o vosso médico ou farmacêutico.
- Não se deve fazer a depilação de rosto com cera , o produto deixa a pele a escamar, logo não queremos levar meia pele atrás ao puxarmos as bandas XD
- Deve-se ter cuidado com a junção de produtos, alguns produtos são bastante agressivos ao juntarem-se com ao Ketrel (por exemplo os ácidos) , e alguns podem até diminuir a sua eficácia, pois não são compatíveis.
Como eu aplico o produto?
Eu optei por começar com uma rotina mais simplicista e irei, mais para frente, começar a introduzir, outros produtos.
À noite, depois de retirar a maquilhagem e lavar bem o rosto, espero uns 20 minutos (para a pele recuperar e para não absorver muito depressa o produto), e aplico o Ketrel. Algumas pessoas gostam de aplicar um hidratante antes, e esperar 20 minuto até aplicarem o Ketrel, o que pode ajudar para quem tem a pele muito irritada ou a escamar muito. Evito passar ao redor do nariz, nos cantos da boca, e no contorno dos olhos. Nos dias em que não utilizo o Ketrel utilizo somente um hidratante à noite.
De manhã, lavo o rosto, aplico o hidratante e depois o protector solar factor 50, espero uns 20 minutos e aplico a maquilhagem.
Já estou a utilizar o produto há um mês e ainda estou a lidar com alguns efeitos indesejáveis, se nas duas primeiras aplicações senti umas picadas (muito ligeiras) na pele, agora só estou a lidar com a descamação, que diminuiu bastante, mesmo tendo aumentado de uma para duas utilizações por semana.
Para quem utiliza maquilhagem pode ser muito frustrante, porque a base irá pegar à pele que está a escamar, tornando-a mais evidente, mas, também,isso está a melhorar.
Em termos de resultados, isto é um produto que resulta pelo seu uso continuo, algumas pessoas só depois de alguns meses, é que começam a notar diferenças,e a notar grandes mudanças significativas.
Em relação à minha pele, depois de um mês a utilizar o Ketrel, noto-a apenas mais luminosa e macia, mas estou bastante entusiasmada para continuar com o tratamento, e daqui a uns tempos volto a fazer uma actualização;)
(Eu não tenho formação na área, isto são apenas informações que, ao longo do tempo, fui adquirindo, através de pesquisas e de outros profissionais.)
Alguém já ouviu falar, ou já utilizou este produto?
Bjs*
Sem comentários:
Enviar um comentário