Como Poupar Durante o Mês


Há sempre pequenas poupanças que podemos fazer ao longo do mês, a minha experiência diz-me que o segredo está no total controlo do nosso dinheiro e na adaptação de pequenos hábitos.
Hoje trago-vos algumas dicas, para quem sente o dinheiro a voar todos os meses, para quem chega ao final do mês a zeros, ou até para trabalhadores independentes, que não sabem muitas vezes com o que podem contar no próximo mês.


1- Fazer uma Lista de Despesas

Eu faço a minha lista, numa agenda fisica, mas há imensas aplicações para o smartphone, se preferirem...
Eu gosto de apontar TUDO aquilo que gasto, seja a conta da água, portagens, cafés, jantares, supermercado, estacionamento, tudo! Tudo é dinheiro, 0,70 cêntimos pode parecer insignificante mas contabilizando todos os cêntimos, no final do mês, a visão passa a ser outra. É a melhor forma de estarmos conscientes do quanto andamos a gastar e para onde vai o nosso dinheiro.
Na foto acima, tenho a lista (super simples) preparada para o próximo mês, eu costumo apontar o dia, seguido da descrição do gasto, o valor, e no final um "símbolo", que irá ser muito útil quando formos contabilizar tudo no final do mês, assim, os gastos já estão identificados na sua categoria e é mais fácil para somar. As minhas categorias dividem-se em contas fixas, supermercado, combustível, compras, lazer e urgências/gastos importantes.

2- Envelopes de Poupança

Este hábito adoptei recentemente, depois de alguns sustos que apanhei, e da frustração que é ver a nossa conta bancária levar um tombo de repente.
Eu tento sempre poupar todos os meses, e como é bom ver a conta a crescer, tendo em vista uma viagem, algo maior, ou até mesmo a satisfação de uma poupança, mas se acontecia uma emergência da qual não estava a espera e o valor diminuía consideravelmente, era algo que mexia com a minha disposição. Tomei assim a decisão de discriminar um valor que irei retirar, todos os meses, para cada envelope.
No meu caso, criei um envelope para gastos com saúde, outro com o carro, e outro para o veterinário (onde tenho gasto balúrdios nos últimos meses). Assim, se ocorrer uma emergência, tenho esse dinheiro que está estipulado para tal e o embate psicológico não é tão grande. O valor a separar, dependerá dos vossos rendimentos, mas 5€/ 10€ é melhor que nada.

3- Comprar no Final do Mês

Aqui falo de roupa, livros, maquilhagem, jogos, coisas que não são realmente essenciais. Foi um dos hábitos que mais me custou implementar, e consiste em esperar até ao final do mês, para decidir se compramos algo ou não. Quantas vezes, no inicio do mês, pomo-nos a fazer compras, e mais tarde aparece uma conta inesperada, um problema a resolver, e damos por nós a pensar, que não deveríamos ter gasto naquela ou na outra coisa. Assim, espera-se passar o mês, com todas as contas e gastos inesperados, e no final decide-se se realmente devemos ou podemos realizar tal compra. Foi das melhores coisas que fiz, porque nada paga a tranquilidade de não termos gasto mais do que devíamos.

4- Lista de Compras de Supermercado

Primeiro tenho um valor mensal estipulado para compras de supermercado, e tento não ultrapassá-lo. Cá em casa faço, semanalmente, um "cardápio da semana" e de seguida a lista de tudo o que preciso comprar para essa semana. No momento, em que vou às compras tento-me restringir sempre a essa lista. Acreditem que com esta gestão dá para poupar umas boas dezenas de euros.

5 - Marmitas

 Dá trabalho ter que fazer algo a mais no dia anterior? Sim, mas eu faço logo para quase a semana toda e poupa-se imenso! Reservo os almoços e jantares fora para os momentos de lazer.
Agora ando de olho nas lancheiras electrónicas, que aquecem a comida no momento e não são nada caras... Alguém já experimentou?

6- Diminuir o Consumo de Carne e Peixe

Já pensaram em deixar a carne e o peixe de lado, um ou dois dias por semana (por exemplo)? São alimentos caros e já está mais que provado que não precisamos de comer carne/peixe todos os dias, bem pelo contrário, e principalmente nos dias de hoje, em que a carne que chega até nós, não é a mais saudável, cheia de gordura, antibióticos, plástico, e mais sabe-se lá o quê...
O que não falta pela Internet são receitas vegetarianas e não custa nada ir experimentando uma ou outra. Por exemplo, fazer um Caril de Legumes, um Alho Francês à Brás...experimentem! (Não vou aconselhar soja porque depois de algumas pesquisas preocupantes, deixei de consumir).
Vão começar a ver a vossa despesa com o supermercado a diminuir, a vossa saúde a aumentar, enquanto que ajudam o meio ambiente (porque a industria da carne está completamente descontrolada e é das mais poluidoras) e já para não falar das questões éticas...

Espero que alguma destas dicas vos seja útil, se tiverem outras que queiram partilhar vou adorar saber,

Beijinhos*




16 comentários:

  1. Adorei suas dicas, eu costumo anotar toda a relação que gasto durante o mês estipulando já previamente um valor para guarda .

    Beijos boa semana
    Www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Letícia:)
      Uma boa semana tb para ti*

      Eliminar
  2. Excelentes dicas! Algumas eu já aplico. Neste momento estou a poupar para uma viagem,eheh
    Bom post, beijinhos :)

    Sweetie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu XD Infelizmente, no momento, não pode estar em primeiro na minha lista de prioridades, mas espero que seja possível:)
      Beijinhos, e obrigada pelo comentário!

      Eliminar
  3. Que belas dicas! Já sigo algumas delas e têm me ajudado a poupar imenso!

    // Bastidores de uma GirlBoss // Pinterest // Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom:)
      Obrigada pelo comentário Andreia Isabel! Beijinhos*

      Eliminar
  4. Excelentes dicas! Para além de serem bastante úteis, são fáceis de colocar em prática. E, no final, agradeceremos o resultado :)

    ResponderEliminar
  5. Tive a ler e já fazia de tudo um pouco... mas isso de esperar pelo final do mês faz imenso sentido! Vou tentar fazer!


    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  6. Eu faço sempre listas de despesas. Acho mesmo a parte ideal para que tudo corra bem!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  7. Excelentes dicas. Por aqui há coisas que às vezes ainda nos distraem das poupanças :s

    ResponderEliminar
  8. Boas dicas :) e super úteis!

    HÁ GIVEAWAY DE ANIVERSÁRIO! Participa no canal e no blog

    ResponderEliminar
  9. Adorei ler o teu post e vou já por em prática algumas das dicas que dás apesar de não ter muitas despesas pois vivo com os meus pais :)

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Really awesome tips..
    https://www.stylebasket.in/

    ResponderEliminar
  11. Que excelentes dicas, adorei.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Oi, Anita
    Adorei as dicas. Economizar é sempre um desafio, mas com suas dicas as coisas ficam mais fáceis.
    Algo que aprendi não tem muito tempo, é quando vou fazer compras online que geralmente já é mais barato que na loja fisica, eu uso cashback.
    Sempre economizo e ainda ganho cashback, até fiz um artigo no blog contando como economizei mais de R$600 só na compra do meu celular.
    Parabéns pelo conteúdo. Sucesso sempre!!!

    Vou Empreender e agora?

    ResponderEliminar